Saiba Quem Inventou o Guardanapo

Está você em um almoço com toda a família reunida à mesa, quando simplesmente procura pelo guardanapo e não o encontra. O que você faz?

  1. Limpa a sujeira na roupa?
  2. Usa a camisa do priminho que está sentado ao lado?
  3. Passa a mão na boca discretamente?
  4. Limpa na toalha de mesa?

Só de pensar nos exemplos citados acima, já bate uma angustia fundida ao nojo, mas saiba que durante o século XV, era comum que os reis fizessem festas com extrema abundância de bebida e comida nos castelos europeus e convidassem uma grande quantidade de homens para prestigiarem juntos a ele, vitórias e datas comemorativas.

Durante os banquetes, os convidados limpavam suas sujeiras no pano da mesa, nas próprias roupas ou até mesmo nas roupas dos colegas convidados. No mais higiênico, utilizavam-se peles de coelhos e outros animais.

jantar

Se hoje temos um guardanapo a um palmo de distância em qualquer restaurante da cidade, devemos agradecer imensamente a um dos grandes gênios da humanidade, Leonardo Da Vinci, que vendo toda aquela falta de higiene no século XV, resolveu criar este simples e brilhante objeto por volta do ano de 1482, na corte de Ludovico Sforza, um membro da família Sforza de Milão.

Leonardo-Da-Vinci-Wallpaper
Leonardo Da Vinci

Ludovico Sforza protegeu Leonardo da Vinci e vários outros artistas, além de ter sido o responsável por encomendar A Última Ceia, uma das maiores obras de Da Vinci.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s