Significado de Salvo pelo Gongo

Durante o século XVII, os ingleses desenvolveram um mecanismo de prevenção que diminuiu o número de indivíduos que morriam após enterrados. Isso mesmo! Naquela época, era comum que as pessoas sofressem de catalepsia, uma doença na qual o enfermo ficava com os membros rígidos, impossibilitados de se mover por curtos ou longos períodos.

John_Henry_Fuseli_-_The_Nightmare

Como a Medicina ainda era pouco evoluída, as pessoas que possuíam a doença eram tidas como mortas e enterradas vivas. Isso podia ser comprovado posteriormente pelos arranhões que eram encontrados do lado de dentro dos caixões.

Em meio a essa descoberta, os ingleses buscaram formas de prevenir que seus amigos e parentes fossem enterrados vivos, amarrando uma corda ao braço do defunto e ligando-a a um sino fora do túmulo. Assim, se o enterrado estivesse vivo, bastava tocar a sineta e ser “salvo pelo gongo” literalmente.

Com o passar dos anos, a origem da palavra foi tomando caminhos diferentes, mas a que prevalece diante das outras é a que está relacionada aos casos de pessoas enterradas vivas devido aos surtos de catalepsia na Inglaterra.

salvo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s