O Dia de los Muertos e a Caveira Mexicana

Como muita gente sabe, o México possui uma maneira peculiar de comemorar o dia dos finados. Para eles, Dia de los Muertos. Todos os anos, milhares de turistas viajam ao país durante os meses de outubro e novembro, só para conhecerem de perto a visão pós morte dos mexicanos. As celebrações atualmente duram três dias, iniciando em 31 de outubro e terminando dia 2 de novembro, exatamente no dia dos finados aqui no Brasil.

03

Uma figura mundialmente conhecida nesse período é a caveirinha cheia de pinturas onduladas, floridas e geométricas. A famosa caveira mexicana. Nomeada de La Catrina De Los Toletes, a caveira representa uma dama da alta sociedade, coberta por roupas elegantes e um chapéu na cabeça, provando que diante da morte, o status social não tem significado.

Seu nome vem da gravura do mexicano José Guadalupe Posada, La Calavera de la Catrina (foto utilizada como capa do post). Sua origem remonta às festas dos mortos pré-colombianos e é uma sátira dos indígenas que, enriquecidos durante o Porfiriato (período no qual o México esteve no controle do general Porfírio Díaz) renegavam suas origens e costumes copiando modas europeias.

La-Catrina-5

Atualmente, as caveiras mexicanas entraram na moda em várias partes do mundo e são recriadas em tatuagens, desenhos, fantasias, maquiagens e um universo de outras coisas, trazendo alegria e beleza para decorações que antigamente, pareciam mórbidas. Se você gostou dessa breve história a respeito do Dia de los Muertos e da simpática Catrina, aqui vai uma recomendação de filme:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s