Pangeia, o continente primário

Algumas pessoas ainda devem achar que superficialmente, o planeta Terra sempre tenha sido coberto por água, ilhas e seis grandes pedaços de terra conhecidos como continentes. Na verdade, a ciência descobriu que há muito tempo, as coisas eram bem diferentes e que ao invés de seis, havia apenas um continente denominado Pangeia.

Essa descoberta foi descrita na teoria da deriva continental e foi argumentada pelo meteorologista alemão, Alfred Wegener que na época, foi julgado por muitos cientistas que acreditavam que a terra desde os primórdios, sempre teve o formato que atualmente conhecemos.

Curiosidade: O formato da Terra é como um elipse, uma esfera meio achatada. Nosso planeta não é tão redondinho como nas fotos que vemos por aí. Ao final do artigo, segue um vídeo que mostra sua real forma.

Uma das provas utilizadas por Wegener para explicar a teoria, foi o formato dos continentes que segundo ele, se juntássemos, formaria um encaixe quase perfeito.

Outro argumento importante para fundamentar sua teoria foi a comparação de alguns fósseis que foram encontrados na região brasileira e na África. Segundo Alfred, tais animais eram incapazes de atravessar o Oceano Atlântico, concluindo que os animais teriam vivido nos mesmos ambientes em tempos remotos.

Infelizmente o cientista não viveu para ver sua teoria sendo aceita pela sociedade, já que só após 30 anos da sua morte, sua hipótese foi confirmada e se tornou a mais aceita até hoje.

Curiosidade: Acredita-se hoje que os continentes já se moviam mesmo antes da ruptura da Pangeia. E supõe-se que uma deriva contínua pode vir a religar os continentes algum dia, forjando uma Terra unificada .

Abaixo um pequeno vídeo simulando a modificação do planeta com o passar dos anos:

Bônus: A Terra em sua forma real (peço que dispensem o cunho religioso e se concentrem no científico):

Espero que tenham gostado =D

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s