Teorias sobre a esfinge de Gizé

wwwwwwO Egito é uma terra de tesouros escondidos, segredos enterrados e séculos de mistérios. Talvez o maior deles até hoje encontrado seja a esfinge. Ninguém sabe ao certo quem a construiu e quantos anos ela tem. Alguns estudos chegam a uma conclusão de que ela pode ser datada de até 9000 anos antes de Cristo

A escultura retrata um Leão com o rosto de um egípcio que segundo a teoria mais aceita, se refere a Quéfren, um faraó que ordenou a construção da esfinge ainda em seu reinado, por volta de 2540 a.C. Já outras teorias afirmam que foi seu pai, Quéops quem mandou construir a grande obra, já que durante a história da civilização egípcia, ele é visto como o faraó mais entendido de arquitetura.
Outra teoria também explica que a esfinge não está guardando a pirâmide de Quéfren, mas a do seu pai, Quéops, pois os egípcios apelavam para a lei da frontalidade, onde todos os seus desenhos eram feitos de perfil, apenas com o tronco mantido de frente. Examinando a pirâmide da direita para a esquerda(perfil), teremos atrás da esfinge, a pirâmide de Quéops, ao invés da de Quéfren.

wwwwNão se sabe o paradeiro do nariz da estátua, de um metro de largura. Segundo lendas, o nariz teria sido arrancado por balas de canhão da artilharia de Napoleão Bonaparte ou também por tropas britânicas, até mesmo pelos mamelucos. Todavia, desenhos da esfinge feitos por Frederick Lewis Norden feitos no ano de 1737 e publicados em 1755 já ilustram a estátua sem o seu nariz.A majestosa construção ficou parcialmente coberta pela areia durante milênios até ser totalmente desterrada em 1925. Acredita-se que alguns faraós, como Tutmés e Ramsés II, tenham realizado escavações semelhantes com o mesmo objetivo — menções mitológicas citam que a Esfinge teria pedido para ser desenterrada e em troca, ambos se tornariam faraós.Em meio a tantos estudos e teorias distintas, uma coisa é certa, a esfinge é de fato uma obra fantástica e assustadora. Ela possui 73 metros de comprimento, 20 metros de altura e 6 metros de largura. Sua posição também foi planejada. O faraó queria que ela ficasse com o rosto virado para o lado leste para que sempre observasse o nascer do sol e com as pirâmides logo atrás, nos trazendo uma ideia de proteção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s